As próteses dentárias atuam na recuperação das funções bucais dos pacientes que sofrem com os impactos da perda de dentes de forma precoce. Este tipo de tratamento é feito através de um planejamento individualizado, tendo em vista que cada paciente possui necessidades específicas.
Na Nazario Odontologia, contamos com os mais diversos tipos de próteses dentárias e profissionais especializados para promover um tratamento seguro e assertivo aos nossos pacientes, sempre tirando dúvidas e orientando quanto aos cuidados ao longo de todo o tratamento odontológico.
As próteses dentárias são indicadas para pessoas que perderam vários dentes da boca e sofrem com as dificuldades impostas por esta condição, como problemas na pronúncia de palavras e, especialmente, na mastigação.
Embora as próteses estejam atreladas com pessoas mais velhas, os mais jovens também podem perder dentes de forma precoce e necessitar deste tratamento, uma vez que os implantes não são tão efetivos netas condições.
Existem uma série de fatores que levam à perda dentária e prejudicam a qualidade de vida do paciente. Contudo, a falta de cuidados com a saúde bucal é o principal fator que favorece este tipo de problema, uma vez que há uma predisposição para o desenvolvimento de bactérias nocivas à boca.
Além da falta de cuidados, hábitos nocivos à saúde geral também aceleram o processo de perda dentária, como o tabagismo, alimentação desbalanceada e rica em alimentos industrializados ou que contenham açúcar em sua composição.
O envelhecimento natural da estrutura bucal também é um fator que leva à perda dentária a longo prazo, uma vez que o desgaste dentário é um processo comum em pacientes que se encontram na terceira idade.
Por este motivo, é essencial que a pessoa mantenha consultas regulares com o dentista, a fim de prevenir problemas bucais que levem à perda dentária e prejudiquem sua qualidade de vida, interferindo na sua autoestima e nas funções de fala e mastigação.
Existem diversos tipos de próteses dentárias, visto que cada uma é indicada para quadros específicos, seja para pacientes que não têm nenhum dente na boca ou que ainda possui algumas estruturas remanescentes.
Antes de iniciar todo o tratamento, o dentista realiza uma avaliação inicial e, caso seja encontrado algum problema bucal como cáries ou doenças gengivais, é preciso que estas condições sejam sanadas antes de partir para a abordagem com as próteses dentárias, uma vez que a boca do paciente precisa estar saudável para recebê-las.
Este tipo de prótese é indicado para pacientes que perderam todos os dentes da boca, sendo feitas de resina ou porcelana, materiais resistentes e que promovem um resultado natural ao fim do tratamento.
Existem diversas formas de aplicação da prótese total, uma vez que pode ser fixada com adesivos, através do procedimento chamado de protocolo, onde parafusos são fixados na gengiva do paciente para ao encaixe da estrutura ou através do tipo overdenture, onde de seis a oito implantes são colocados na boca do paciente para promover o encaixe da prótese.
O método de protocolo e overdenture são os mais comuns, trazendo estabilidade ao sorriso e uma fácil adaptação por parte do paciente.
Utilizando grampos que funcionam para a fixação da estrutura, a prótese parcial removível é indicada para pacientes que ainda possuem alguns dentes na boca. As pequenas presilhas, quando presas nos dentes remanescentes, promovem estabilidade e conforto, além de reabilitar as funções prejudicadas pela perda dentária precoce.
Indicada para pessoas que perderam um ou mais dentes na boca, esse tipo de prótese atua em conjunto com os implantes dentários.
Todo o tratamento inicia-se com a inserção dos pinos de titânio sobre o osso da gengiva, exigindo que o paciente passe por um período de adaptação à estrutura metálica por alguns meses.
Após toda a adaptação, o dentista especializado confecciona uma prótese ou coroa dentária para se encaixar perfeitamente sobre o pino fixado na gengiva e reabilitar as funções orais.
Feitas de silicone, este tipo de prótese dentária é mais flexível e promove mais conforto e facilita no processo de adaptação do paciente, seja para falar ou mastigar alimentos mais duros.
As próteses dentárias promovem uma série de benefícios à saúde do paciente, dentre os principais, podemos citar:
Quando a pessoa perde um ou mais dentes da boca, sua autoestima é impactada, prejudicando suas relações sociais, fazendo com que fique reclusa e tenha receio de sorrir em público.
Com o uso das próteses dentárias, é possível recuperar a autoestima do paciente, visto que estas estruturas trazem resultados naturais e em pouco tempo.
Os principais problemas que vão além da estética com relação à perda dentária, estão relacionados com a fala e mastigação. A falta de dentes prejudica a pronúncia correta e adequada de palavras, além de impossibilitar que o paciente mastigue ou morda alimentos mais duros, como uma maçã, por exemplo.
A dificuldade na mastigação pode resultar em outros problemas, como alterações no sistema gastrointestinal, uma vez que os alimentos não são triturados adequadamente para a digestão ocorrer corretamente. Com as próteses dentárias, é possível reabilitar as funções orais do paciente para ter mais qualidade de vida.
As próteses dentárias promovem resultados naturais ao sorriso do paciente, uma vez que as estruturas são confeccionadas com exatidão à arcada dentária da pessoa, promovendo conforto, durabilidade e estabilidade para o dia a dia, além de recuperar as funções mastigatórias.
R. Voluntários da Patria, 1152 - Centro, Venâncio Aires - RS, 95800-000
WhatsApp us