O dentista clínico geral é o especialista responsável pelo primeiro atendimento odontológico, sendo um profissional com um amplo conhecimento em diversas áreas da odontologia, a fim de promover um diagnóstico preciso.
Esta especialidade possui uma abordagem multidisciplinar, uma vez que pode trabalhar em conjunto com outras frentes da odontologia para um tratamento mais completo, especialmente em quadros mais graves e que exigem um conhecimento aprofundado para o tratamento ser feito de forma assertiva, com o objetivo de sanar os incômodos do paciente.
Assim como em todas as áreas da saúde, o diagnóstico é fundamental na odontologia, pois por meio de uma avaliação inicial, com uma breve conversa com o paciente, somados com exames clínicos, o dentista clínico geral consegue determinar a causa do problema e, dependendo do caso, pode tratar a condição sem o auxílio de outros profissionais.
O diagnóstico precoce, aquele que é feito antes mesmo de o paciente sofrer com incômodos ou ter sua estrutura dentária comprometida, também é essencial para a manutenção da qualidade de vida do paciente e o dentista clínico geral é o responsável por determinar o passo a passo do tratamento.
Ter as informações sobre o paciente, é fundamental para o tratamento multidisciplinar, uma vez que há uma troca de ideias entre os especialistas para o atendimento ser feito de forma individualizada.
O línico geral odontológico pode realizar uma série de tratamentos e procedimentos para atender às necessidades do paciente. Em alguns casos, de urgência e emergência, este profissional pode atuar em cirurgias mais complexas para sanar os incômodos sentidos pelo paciente.
O check-up preventivo é uma consulta periódica que o paciente deve fazer a cada seis meses, com o objetivo de se prevenir contra surpresas desagradáveis e problemas bucais graves.
Nesta visita, o dentista clínico geral realiza uma avaliação completa de toda a boca com o auxílio de uma câmera intraoral, que possui um zoom de 60x e permite uma visualização minuciosa dos dentes e de toda mucosa oral, permitindo encontrar cáries profundas, infecções e doenças gengivais.
Caso seja encontrado algum problema, o dentista clínico geral pode iniciar o tratamento quanto antes para evitar o comprometimento dentário e complicações mais severas a médio e longo prazo.
Cirurgias odontológicas, como a extração de dentes do siso ou de estruturas dentárias comprometidas por cáries profundas. Contudo, especialmente os sisos, são removidos através de uma intervenção cirúrgica feita pelo dentista clínico geral.
Estes quatro dentes geram incômodos na boca do paciente, uma vez que estas estruturas são as últimas a erupcionarem, prejudicando a dentição permanente. Com o auxílio do dentista clínico geral, é possível remover os sisos e sanar a dor da pessoa.
A profilaxia é um procedimento feito pelo clínico geral, que executa uma limpeza profunda em toda a boca. Com a ajuda de uma pequena broca, o profissional remove o tártaro acumulado na parte posterior dos dentes, além de retirar a placa bacteriana acumulada e que a escovação já não é mais eficaz o suficiente para sua remoção.
Nessa consulta, o dentista clínico geral também aplica flúor, um mineral que atua na prevenção de cáries e também instrui o paciente para com os cuidados com a saúde bucal no seu dia a dia.
As restaurações dentárias são feitas em dentes impactados pela presença de cáries. O clínico geral odontológico aplica um cimento odontológico para vedar o orifício que foi causado por essas pequenas bactérias e, caso o quadro seja mais complexo, o profissional encaminha o paciente para endodontista.
Este profissional está apto a tratar diversos problemas bucais, sendo um profissional que vai além do primeiro atendimento odontológico.
As cáries são pequenas bactérias que corroem os dentes de fora para dentro, prejudicando a estrutura dentária que envolve a polpa, dentina e o canal. Em quadros mais severos, onde as cáries atingem o canal e, consequentemente, as raízes, é preciso do tratamento multidisciplinar, onde o dentista clínico geral irá iniciar a análise inicial e encaminhar para endodontista para um tratamento mais assertivo.
Doenças periodontais são aquelas que acometem a gengiva do paciente, estrutura responsável por abrigar as raízes dentárias e dar sustentação à arcada dentária. Quando há um quadro de gengivite, problema caracterizado pelo inchaço e sangramento gengival, o dentista clínico geral pode intervir com um tratamento inicial, que consiste no uso de cremes dentais específicos e em boas práticas de higiene.
Caso o quadro evolua para uma periodontite, nestas situações o dentista clínico geral encaminha o paciente para o periodontista, por exigirem um tratamento mais complexo, a fim de evitar a perda dentária precoce e infecções bucais.
Infecções dentárias são aquelas que ocorrem em função da presença de bactérias na região das raízes ou canal, causadas pelas cáries. No entanto, pacientes podem sofrer com este problema devido a uma reação adversa ao período pós-cirúrgico e nestes casos, a pessoa deve procurar imediatamente o atendimento de urgência e emergência que é feito pelo clínico geral, a fim de evitar complicações para a saúde como um todo.
Por ter um amplo conhecimento, o dentista consegue remover o quadro infeccioso e evitar consequências severas à saúde do paciente.
Portanto, se você deseja um atendimento de qualidade, conte com o acompanhamento personalizado dos especialistas em clínica geral odontológica da Nazario Odontologia e Saúde.
R. Voluntários da Patria, 1152 - Centro, Venâncio Aires - RS, 95800-000
WhatsApp us