Dentro da estomatologia, podemos listar algumas doenças que afetam as estruturas da boca e podem ser prevenidas e tratadas com o atendimento de um dentista especializado em estomatologia.
Lembrando que, assim como as doenças que surgem exclusivamente em decorrência de problemas com a saúde bucal, existem outros quadros que podem se manifestar sintomas através de aftas, manchas, feridas na boca, por exemplo. Este é o caso de doenças como AIDS, diabetes e anemia.
Abaixo, estão as principais doenças que afetam as estruturas da boca e podem ser diagnosticadas, tratadas ou prevenidas com o auxílio da estomatologia:
Câncer na boca
Também chamado de câncer na cavidade oral, consiste em tumores malignos que atingem os lábios, gengiva, céu da boca, língua e outras estruturas da boca. Para o tratamento, pode ser necessário cirurgias para a remoção do tumor e, dependendo da gravidade do caso, sessões de radioterapia e quimioterapia.
Doenças autoimunes
Algumas doenças autoimunes, como nos casos da AIDS e Líquen Plano, causam aftas, sangramentos e manchas na boca. Além de ajudar no diagnóstico desses problemas, na estomatologia é possível atuar com procedimentos que atenuam os sintomas.
Doenças infecciosas
Quadros infecciosos diversos, que podem ser causados por vírus, fungos ou bactérias, e podem desencadear outros problemas como pneumonia bacteriana e endocardite.
Distúrbios nas glândulas salivares
Doenças que elevam ou diminuem a quantidade de saliva produzida, como sialorreia e xerostomia, e podem favorecer problemas como sufocamento, cáries, boca seca e mau hálito.