Como mencionado, a reabilitação oral envolve diversos tratamentos para recuperar as funcionalidades da boca e estética do sorriso da pessoa. Dentre as principais técnicas utilizadas, estão:
Aparelhos ortodônticos e alinhadores transparentes
Apesar de a perda dentária limitar as funções dentárias, problemas ortodônticos também podem prejudicar a mordida e até mesmo, a estética facial da pessoa.
Com o uso de aparelhos ortodônticos ou alinhadores transparentes, alterações na mordida ou no posicionamento adequado dos dentes, são corrigidos ao longo do tratamento, devolvendo a estética e permitindo que o alinhamento dos dentes seja correto para não gerar impactos funcionais ao longo da rotina do paciente.
Clareamento dentário
O clareamento dentário é um tratamento estético, que atua na recuperação da cor natural dos dentes causada por uma série de fatores nocivos à saúde bucal.
Através do uso de um gel clareador em conjunto com um laser, as moléculas causadoras da cor amarelada dos dentes são removidas, proporcionando uma estética natural ao sorriso.
Este tratamento pode ser utilizado em conjunto com outras abordagens, como após o uso de aparelhos ortodônticos ou implantes dentários, a fim de trazer uma coloração uniforme aos dentes.
Implantes dentários
Os implantes dentários são pequenos pinos de titânio que, em conjunto com coroas ou próteses, atuam na reabilitação oral de pessoas que perderam um ou mais dentes.
Como já citado, este é o principal tratamento que faz parte do processo de reabilitação oral, pois através dele é possível recuperar dentes perdidos e, consequentemente, as funções mastigatórias, de fala e estética do sorriso.
Próteses dentárias
Próteses dentárias envolvem outro tratamento de reabilitação oral, tendo em vista que trabalham em conjunto com os implantes. No entanto, este tipo de abordagem é feito em pessoas que perderam dentes em larga escala, onde é feito o uso de próteses totais, fixadas com a ajuda dos implantes dentários.