Dentre os principais quadros que necessitam da cirurgia oral, seja ela menor ou maior, estão:
Extração dentária
A extração dentária pode se fazer necessária quando há o comprometimento interno das estruturas por cáries profundas que matam as raízes, atingem nervos e o canal. Para evitar que um quadro infeccioso se espalhe, o dentista especialista em cirurgia oral realiza a extração do dente em um procedimento minimamente invasivo.
Em quadros onde os quatro dentes do siso erupcionam, a intervenção cirúrgica também se faz necessária para a extração, uma vez que estas estruturas dentárias passam a pressionar a dentição definitiva, causando dores ao paciente.
Frenectomia lingual e labial
O freio, seja ele labial ou lingual, prejudicam a dicção do paciente e pode ser notado durante a infância. Por isso, com o objetivo de facilitar a pronúncia de palavras do paciente e evitar alterações estéticas nos dentes, a cirurgia oral de frenectomia atua na remoção destas pequenas estruturas.
Através de um procedimento simples, é possível retirar o freio lingual ou labial e promover um desenvolvimento seguro ao pequeno paciente, sem que sofra com os impactos funcionais que este tipo de condição pode causar.
Implantes dentários
A cirurgia de implantes dentários ocorre como parte de todo o tratamento, uma vez que é preciso inserir o pino de titânio sobre o osso da gengiva do paciente, assim como fixar a coroa ou prótese na estrutura metálica para a conclusão de todo o processo.
Esta abordagem é minimamente invasiva, uma vez que são feitos pequenos cortes sobre a gengiva, permitindo uma recuperação rápida do paciente, assim como a adaptação ao implante para que a reabilitação oral, permitindo que volte a comer o que sempre quis e sorrir novamente.
O mesmo segue com as próteses dentárias, que atuam em conjunto com os implantes dentários e, em alguns casos, é preciso uma cirurgia oral para a inserção de vários pinos na gengiva do paciente, com o objetivo de encaixar a prótese de resina ou porcelana.
Remoção de cistos bucais
A remoção de cistos bucais se faz necessária para evitar o agravamento de doenças como o câncer de boca. Estes corpos estranhos se desenvolvem pela formação de novos dentes ou devido a um trauma.
Com a cirurgia, é utilizada uma técnica minimamente invasiva para evitar que outros cistos nasçam e que haja complicações com a saúde bucal do paciente. Portanto, é fundamental procurar um cirurgião dentista caso a pessoa note a presença de um corpo estranho alocado na mucosa oral.