Cirurgia oral

O que é a cirurgia oral?

A cirurgia oral envolve uma série de procedimentos e técnicas aplicadas quando o tratamento conservador odontológico não surte efeitos necessários ou em casos mais complexos, onde há um corpo estranho na boca do paciente ou um dente já comprometido que precisa ser removido.

cirurgia oralNesta especialidade, o cirurgião dentista precisa realizar um planejamento minucioso para evitar que haja complicações para a saúde bucal do paciente. Além disso, o profissional pode lançar mão de outras abordagens, a fim de evitar a técnica cirúrgica em alguns quadros, evitando uma intervenção invasiva.

A cirurgia oral sempre se faz necessária?

Não são todos os casos que exigem a cirurgia oral, especialmente se o paciente frequenta o dentista de forma periódica para um check-up, uma vez que as visitas regulares permitem o diagnóstico precoce e um tratamento menos complexo para a pessoa.

Contudo, como mencionado, em alguns quadros a cirurgia oral é a única solução, especialmente na extração de dentes do siso ou se há a presença de algum cisto bucal. Em tais situações, cabe ao cirurgião dentista analisar todo o quadro e determinar a técnica adequada.

Cirurgia oral maior ou menor: qual a diferença?

A cirurgia oral conta com duas abordagens distintas, sendo elas maior ou menor.

A cirurgia menor consiste em procedimentos mais simples, como inserção de implantes ou até mesmo extração de dentes do siso. Esta técnica é realizada em consultório, sob anestesia local, sendo minimamente invasiva.

Por sua vez, a cirurgia oral maior envolve quadros mais complexos, sendo feita em ambiente hospitalar, com a pessoa sob anestesia geral. Na Nazario Odontologia, contamos com dentistas especializados para realizar cirurgias assertivas, com uma recuperação segura para os pacientes.

Quais quadros necessitam da cirurgia oral?

Dentre os principais quadros que necessitam da cirurgia oral, seja ela menor ou maior, estão:

Extração dentária

cirurgia oralA extração dentária pode se fazer necessária quando há o comprometimento interno das estruturas por cáries profundas que matam as raízes, atingem nervos e o canal. Para evitar que um quadro infeccioso se espalhe, o dentista especialista em cirurgia oral realiza a extração do dente em um procedimento minimamente invasivo.

Em quadros onde os quatro dentes do siso erupcionam, a intervenção cirúrgica também se faz necessária para a extração, uma vez que estas estruturas dentárias passam a pressionar a dentição definitiva, causando dores ao paciente.

Frenectomia lingual e labial

O freio, seja ele labial ou lingual, prejudicam a dicção do paciente e pode ser notado durante a infância. Por isso, com o objetivo de facilitar a pronúncia de palavras do paciente e evitar alterações estéticas nos dentes, a cirurgia oral de frenectomia atua na remoção destas pequenas estruturas.

Através de um procedimento simples, é possível retirar o freio lingual ou labial e promover um desenvolvimento seguro ao pequeno paciente, sem que sofra com os impactos funcionais que este tipo de condição pode causar.

Implantes dentários

cirurgia oralA cirurgia de implantes dentários ocorre como parte de todo o tratamento, uma vez que é preciso inserir o pino de titânio sobre o osso da gengiva do paciente, assim como fixar a coroa ou prótese na estrutura metálica para a conclusão de todo o processo.

Esta abordagem é minimamente invasiva, uma vez que são feitos pequenos cortes sobre a gengiva, permitindo uma recuperação rápida do paciente, assim como a adaptação ao implante para que a reabilitação oral, permitindo que volte a comer o que sempre quis e sorrir novamente.

O mesmo segue com as próteses dentárias, que atuam em conjunto com os implantes dentários e, em alguns casos, é preciso uma cirurgia oral para a inserção de vários pinos na gengiva do paciente, com o objetivo de encaixar a prótese de resina ou porcelana.

Remoção de cistos bucais

A remoção de cistos bucais se faz necessária para evitar o agravamento de doenças como o câncer de boca. Estes corpos estranhos se desenvolvem pela formação de novos dentes ou devido a um trauma.

Com a cirurgia, é utilizada uma técnica minimamente invasiva para evitar que outros cistos nasçam e que haja complicações com a saúde bucal do paciente. Portanto, é fundamental procurar um cirurgião dentista caso a pessoa note a presença de um corpo estranho alocado na mucosa oral.

Como funciona a recuperação pós-cirurgia oral?

remédioA recuperação pós-cirurgia oral se dá através de repouso logo depois do procedimento, instrução que deve ser respeitada, pois em muitas situações um pequeno esforço pode provocar o rompimento das suturas feitas pelo cirurgião dentista.

O uso de remédios anti-inflamatórios e antibióticos, também são indicados para evitar infecções ou caso os pacientes sintam desconfortos durante o processo de recuperação.

Além disso, é essencial que o paciente mantenha os hábitos de higiene bucal para evitar a progressão de outros problemas, assim como manter visitas ao dentista para o acompanhamento próximo do profissional, permitindo o diagnóstico precoce.

Na Nazario Odontologia, contamos com profissionais especializados em cirurgia oral para atender nossos pacientes com qualidade e segurança em nossos procedimentos cirúrgicos. Agende uma consulta conosco.

Pré-agende sua consulta conosco

Localização

R. Voluntários da Patria, 1152 - Centro, Venâncio Aires - RS, 95800-000